quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

[Notícia] Correção para falha de segurança em processadores da Intel pode causar problemas de performance

Correção para falha de segurança em processadores da Intel pode causar problemas de performance

Uma nova falha de segurança em processadores da Intel exigirá mudanças no kernel do Windows e do Linux para não ser explorada em ataques.

A Microsoft já está trabalhando em um patch para o Windows, que deverá ser disponibilizado na próxima semana como parte do ciclo mensal de atualizações da empresa.

No caso do Linux, a comunidade open-source também está trabalhando nas mudanças no kernel. Alguns patches já foram produzidos, mas por causa de um embargo eles ainda não podem ser publicados.

O problema é que as mudanças necessárias para impedir que a falha seja explorada podem causar problemas de performance nos PCs equipados com os processadores da Intel.

De acordo com o site The Register, a falha basicamente permite que programas utilizados normalmente ou programas maliciosos possam acessar o layout ou o conteúdo da memória do kernel, que deveria ser protegida.

A correção visa separar completamente a memória do kernel dos processos do usuário usando algo chamado Kernel Page Table Isolation ou KPTI.

Especialistas dizem que existe a chance de uma queda na performance variando de 5 a 30% após a aplicação da correção, mas isso pode variar ainda mais dependendo da geração do processador e do modelo.

Os processadores da AMD não são afetados pela falha. Ela afeta apenas máquinas equipadas com processadores da Intel rodando o Windows, Linux e até mesmo o macOS.

O post do site The Register traz mais detalhes técnicos sobre o problema. Confira na íntegra aqui.

Detalhes oficiais sobre esta nova falha de segurança em processadores da Intel serão divulgados nas próximas semanas.

Link original: https://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/baboo/correcao-para-falha-de-seguranca-em-processadores-da-intel-pode-causar-problemas-de-performance-03012018

Nenhum comentário:

Postar um comentário