segunda-feira, 30 de julho de 2018

[Sobre o Windows 10] Somente em julho, Microsoft lançou 3 patches de segurança do Windows 10


Depois de um início desastroso, os patches do Windows 10 parecem estar corretos, mas os patches do .NET e do Server ainda são ruins. Na maior parte do ano, foram feitas grandes atualizações cumulativas todos os meses para cada uma das versões compatíveis do Windows 10. Mas, em julho, já foram três atualizações. 

No chamado Patch Tuesday, como de costume, a Microsoft lançou atualizações cumulativas para todas as versões suportadas do Windows 10. Seis dias depois, lançou um segundo conjunto de atualizações cumulativas. Essas atualizações foram projetadas especificamente para corrigir os erros introduzidos pelas atualizações originais. Uma semana depois, a Microsoft lançou um terceiro conjunto, novamente para todas as versões do Win10. Microsoft: Windows 10 quer evitar atualizações de sistema em horas indesejadas  
Como de costume, o Win7 / Server 2008 R2 e o Win8.1 / Server 2012 R2 receberam um único acúmulo mensal (juntamente com um patch somente de segurança). Ambos continham três dos quatro bugs introduzidos nos patches de segurança do Win10 Patch Tuesday, incluindo o erro Stop 0xD1. Porém, a Microsoft lançou correções somente com download manuais. 
Em seguida, veio o Monthly Rollup Previews para o Win7 / Server 2008 R2 e o Win8.1 / Server 2012 R2, que aparentemente contêm as correções somente com download manual. 
No dia 24 de julho, a companhia anunciou que a classificação do Windows Update para os seguintes pacotes de atualização foi alterada de Opcional para Recomendada: KB 4338821 (Visualizar Pacote cumulativo mensal para Win7 / Server 2008 R2), KB 4338816 (Visualizar pacote cumulativo mensal para servidor 2012), KB 4338831 (Visualizar pacote cumulativo mensal para Win 8.1 / Servidor 2012 R2). Esses pacotes serão instalados automaticamente se o sistema operacional estiver configurado para receber atualizações automáticas. 
.NET 
Os patches do .NET lançados no Patch Tuesday foram ruins, ao ponto da Microsoft negar qualquer conhecimento de suas ações. Após 10 dias do lançamento, houve um post no blog oficial do .NET: 
As atualizações de julho de 2018 do Security e Quality Rollup para o .NET Framework foram lançadas no início deste mês. Recebemos vários relatórios de clientes sobre aplicativos que não foram iniciados ou não são executados corretamente após a instalação da atualização de julho de 2018. Por isso, paramos de distribuir as atualizações do .NET Framework de julho de 2018 no Windows Update e estamos trabalhando ativamente para corrigir e enviar novamente este atualizações do mês. Se você instalou a atualização de julho de 2018 e ainda não viu nenhum comportamento negativo, recomendamos deixar seus sistemas como estão, mas monitorá-los de perto para garantir que você aplique as próximas atualizações do .NET Framework. 
Office 
A Microsoft retirou o mau patch não relacionado à segurança do Office 2016, KB 4018385, em 12 de julho, nove dias após seu lançamento. 
Atualizações de firmware 
A Microsoft lançou dezenas de correções de firmware / driver para quem tem Surface Pro 4 ou um Surface Laptop. A expectativa é de que as correções resolvam alguns dos problemas pendentes, especialmente sobre os teclados e velocidades de gravação super lentas. 
Correções de microcódigo da Intel 
Houveram, também, correções de microcódigo da Intel, visando especificamente a vulnerabilidade do Spectre v2. Existem patches separados para as versões 1803 e 1709 do Win10 - e não há atualizações, pelo menos até o momento, para versões anteriores. 
Link original: http://idgnow.com.br/ti-pessoal/2018/07/27/somente-em-julho-microsoft-lancou-3-patches-de-seguranca-do-windows-10/

Nenhum comentário:

Postar um comentário