segunda-feira, 24 de agosto de 2020

[Sobre o Zabbix] The server does not match Zabbix database. Current database version (mandatory/optional)

Antes de iniciar LEIA OS AVISOS no final da página!

Se após processo de upgrade/downgrade receberem a seguinte mensagem:

O que fazer? Rezar, ligar para o pai, mãe, voltar backup ou chorar? Kkkkk...

Iremos resolver esse problema agora!

No meu cenário a mensagem é a seguinte mais abaixo. Mas o que vale anotar é a última frase, que diz "Required mandatory version". É essa versão que iremos informar dentro do banco.

The server does not match Zabbix database. Current database version (mandatory/optional): 05010024/05010024. Required mandatory version: 05000000.

Vamos por a mão na massa! Após receberem essa mensagem seja via log bem como front, vamos aos passos:

1 - Parar o serviço do Zabbix Server (systemctl stop zabbix-server);

2 - Entrar no banco de dados do Zabbix (mysql -u USUARIO -p@SENHA)

3 - Ao conectar no banco de dados, selecionaremos o banco de dados o Zabbix Server e rodaremos a seguinte query para validar realmente o problema:

select * from dbversion;

4 - Realizaremos a modificação dentro da tabela dbversion conforme é solicitado, para isso basta rodar a seguinte query passando a versão requerida:

update dbversion set mandatory=05000000,optional=05000000;

Pronto! Você pode rodar novamente a query que retorna os dados da tabela dbversion para validar a modificação. Após isso basta iniciar o serviço do Zabbix Server (systemctl start zabbix-server), basta acompanhar o log e verificar se o problema foi sanado.

Espero ter ajudado.

\O

ESTE PROCESSO É POR CONTA EM RISCO! Por isso aconselho sempre antes de qualquer manutenção no banco de dados, seja feito o backup do mesmo.

Como este problema foi causado, todo meu ambiente estava na versão 5.2.0alpha1 e decidi fazer downgrade para a versão 5.0.3 para testá-la. Todos os meus pacotes estavam na versão correta (5.0.3) e ao iniciar o Zabbix Server por algum motivo ocorreu este erro. Foi a partir daí que busquei a solução. Lembrando que, não foi qualquer versão que informei na query, foi baseado no meu ambiente conforme versão requerida no erro e após me certificar que instalei todos os pacotes da versão correta.

12 comentários:

  1. Apenas um aviso.... Essa solução não deve ser feita em ambiente de produção. Componentes do zabbix devem está na mesma versão pela primeira imagem fica claro que não estão, qualquer insert/consulta em uma tabela, poderá ocorrer crash no banco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correto! Não é qualquer versão que informei, me certifiquei que todos os pacotes estavam na mesma versão e após isso realizei o update. Mas muito obrigado pelo aviso. = )

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Mano, tu merece um trofeu, salvou aqui, estou a tarde toda procurando esta solução PQP nem acredito que te achei. Precisei recuperra um backup de um banco de dados do zabbix (meu zabbix é gigante), mas dava este erro: mysql error Your database version: 4020000. Required version: 4000000. Please contact your system administrator. Já tava quase desisteindo, me conformando de ter de alimentar outro do zero. Graças ao teu tutorial, resolvi. Tá que pariu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkk opa chefe que bom que pude ajudar no teu problema. Abraços. = )

      Excluir
  4. Everaldo, quando vou em use zabbix; diz: database changed

    ResponderExcluir
  5. Olá boa noite, creio que você tenha feito algo de errado ainda. Revisa o tutorial novamente com mais calma.

    ResponderExcluir
  6. Estou com o mesmo problema, chego a realizar a update na tebela, porém quando vou subir o zabbix, a tabela volta a ter
    +-----------+----------+
    | mandatory | optional |
    +-----------+----------+
    | 5000000 | 5000004 |
    +-----------+----------+

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico contente que resolveu seu problema. Quanto à solução que você encontrou do cachesize também tem aqui no blog. ;)

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir