terça-feira, 29 de março de 2016

[Sobre o Windows 10] Microsoft pode apresentar Cortana mais autônoma durante BUILD 2016

A Microsoft realizará entre os dias 30 de março e 1º de abril sua conferência BUILD 2016, onde apresentará novidades não "apenas" para o Windows 10 em todas as suas vertentes, mas também para diversas outras ferramentas voltadas para computação em nuvem e muito mais. Agora, eis que surgem informações de que a Cortana também pode participar da festa, contando inclusive com algumas novidades bastante interessantes para médio/longo prazo.

De acordo com o que foi coletado pelo portal Windows Central com supostas fontes internas na empresa, a Microsoft pode automatizar a sua assistente pessoal do Windows 10 aos poucos, iniciando isto na primeira atualização Redstone liberada publicamente. Com isso, seria possível que desenvolvedores a utilizassem para realizar ações de acordo com informações coletadas em seus aplicativos, como por exemplo abrir a calculadora quando alguém lhe enviar uma mensagem com contas, já com os dados coletados na área de transferência e prontos para serem colados.

Vale destacar que em um primeiro momento a Cortana pediria pela permissão do usuário para realizar tais ações, porém no futuro seria possível que a assistente agisse sem mesmo que o usuário tomasse conhecimento, tomando atitudes como enviar uma mensagem para determinado número quando você sair de sua casa atrasado para uma reunião avisando que pode ser preciso que a pessoa espere alguns minutos por você. Um ponto importante é que estas funções poderão ser utilizadas também nas versões da Cortana para Android e iOS, algo que deve ajudar a engajar os desenvolvedores para a causa.

file manager windows 10
Cortana pode se tornar mais independente no futuro

Caso isto realmente se concretize já na atualização Redstone que deve ser liberada para o Windows 10 entre os meses de junho e julho, é possível que a Microsoft invista pesado para fazer com que a Cortana consiga se integrar com a Internet das Coisas de maneira profunda, fazendo com que ela possa atuar em residências automatizadas para facilitar a vida do usuário consideravelmente, ligando as lâmpadas quando ele estiver chegando ou o ar-condicionado assim que ele estiver próximo de sua casa.

Infelizmente, nada sobre o assunto foi comentado oficialmente pela Microsoft, sendo necessário aguardarmos os poucos dias que nos separam na BUILD 2016 para vermos se a Cortana de fato ganhará um upgrade em termos de funções no Windows 10 Redstone, e se estas funcionalidades estarão disponíveis para a versão beta da assistente que é atualmente compatível com o idioma utilizado em nosso país.

Link original: http://www.tudocelular.com/windows/noticias/n68978/cortana-autonomia-windows-10-redstone.html

Grandes Novidades poderão ser exibidas na Conferência BUILD 2016 da Microsoft. \O/

Nenhum comentário:

Postar um comentário