quinta-feira, 29 de junho de 2017

[Sobre o Windows 10] Windows 10 contra ransomware: Insiders recebem builds 15228 para Mobile e 16232 para PC


Pouco tempo após liberar as atualizações cumulativas para o Windows 10 no desktop e mobile, a Microsoft enviou uma nova compilação aos Insiders, em ambas as plataformas. A compilação de hoje para smartphones é de número 15228 e para PCs é a 16232.

Como é de se esperar, os novos recursos e mudanças de hoje são para o desktop, e nada digno de nota para o celular. Essas compilações estão disponíveis no Fast Ring. O principal foco das novidades para PCs foram os recursos de segurança, inclusive configurações para proteger os usuários das novas ameaças de ransomware.

Além disso, a companhia emitiu uma nota, avisando que vai pausar os testes de novas versões dos seus aplicativos no programa Insider, a fim de melhorar a qualidade dos serviços. Com isso, os Insiders "não receberão atualizações de aplicativos da Windows Store para nossos aplicativos inbox mais recentes".

Alguns recursos que estavam em testes nesses aplicativos, incluindo atualizações recentes no Fotos, desaparecerão temporariamente. Os insiders voltarão a receber as atualizações em um futuro muito próximo.

Confira o que há de novidades na nova compilação.

Novos recursos no PC
 
Windows Defender Application Guard (WDAG)
 
  • Acesso a todos os recursos ricos do Microsoft Edge ao usar o Application Guard: adicionado suporte para a persistência de dados do Microsoft Edge ao usar o Application Guard. Uma vez habilitado, os dados, como seus favoritos, cookies e senhas salvas, serão persistentes nas sessões do Application Guard. Os dados persistentes não serão compartilhados ou surgidos no host, mas estarão disponíveis para seções futuras do Microsoft Edge no WDAG.
  • Como aproveitar a Persistência de Dados ao usar o Microsoft Edge com o Application Guard: a Persistência de Dados para o Microsoft Edge no Application Guard é habilitada usando a Política de Grupo. Observe que as sessões com este recurso não estão habilitadas por padrão. Para ativar a persistência dos dados, feche todas as janelas do Microsoft Edge e atualize: Windows Components > Windows Defender Application Guard policy para ativar a persistência dos dados.

Após, clique no botão do Guard Window conforme destacado abaixo, no menu do Microsoft Edge:

 
 
Em seguida, navegue até algum site que goste de acompanhar e adicione-o aos Favoritos no Microsoft Edge, como mostrado aqui:
 
  • Como encontrar seus Favoritos depois de fechar o Edge com o Application Guard: uma vez que você ativou a Persistência de Dados para o Application Guard, o site que você salvou em seus Favoritos estará disponível para uso posterior, com o Microsoft Edge no AG, mesmo após as reinicializações, e até mesmo após atualizações de builds.



Apresentando a proteção contra exploit:
  • Agora usuários podem auditar, configurar e gerenciar as configurações de mitigação de sistema e aplicativos do Windows diretamente a partir Windows Defender Security Center. Com isso, você não precisa usar o Windows Defender Antivirus para tirar proveito dessas configurações.


  • Depois de atualizar para esta compilação, você pode encontrar essas configurações abrindo o Centro de Segurança do Windows Defender e indo para a página de controle de aplicativo e do navegador:
    • Clique com o botão direito do mouse no ícone na área de notificação na barra de tarefas e clique em Abrir, ou procure no menu Iniciar pelo Windows Defender Security Center
    • No Centro de segurança do Windows Defender, clique em App & browser control e, em seguida, vá até a parte inferior da tela resultante para encontrar a Proteção contra exploit.

Apresentando acesso à pasta controlada no Windows Defender Antivirus
  • Nesta compilação, estamos tornando mais fácil proteger dados valiosos de aplicativos e ameaças mal-intencionados, como Ransomwares. Para habilitar o recurso, procure e abra o Windows Defender Security Center no Iniciar, vá para a seção de configurações de proteção contra vírus e ameaças, e defina a opção para On.



  • O acesso à pasta controlada monitora as mudanças que os aplicativos fazem nos arquivos. Se um aplicativo tentar fazer uma alteração nesses arquivos, e o aplicativo for colocado na lista negra pelo recurso, você receberá uma notificação sobre a tentativa. Você pode complementar as pastas protegidas com locais adicionais e adicionar os aplicativos aos quais deseja permitir o acesso a essas pastas.
  • Permitir aplicações pode ser útil se você estiver encontrando um aplicativo específico que já conhece e confia, mas está bloqueado pelo recurso de acesso à pasta Controlada. Clique em Allow an app through Controlled folder access e localize e adicione o aplicativo que deseja permitir.


Alterações, melhorias e correções para PC

  • Resolvido o problema que estava causando erro na atualização da última compilação e revertendo para a compilação anterior se você tivesse o .NET 3.5 Framework instalado. Você não precisa mais desinstalar o .NET 3.5 antes de tentar atualizar para esta compilação.
  • Resolvido um problema para aqueles com determinados idiomas instalados, onde ctfmon.exe entraria em um ciclo de falha na digitação no menu Iniciar e as aplicações UWP.
  • No Centro de Segurança do Windows Defender, você terá a opção de descartar recomendações (itens amarelos). Nesta compilação, você verá a próxima adição, embora esteja ainda em construção e não funcione.
  • Resolvido um problema em que alguns jogos como Mass Effect 3 falhariam se você usasse Alt + TAB após 5 minutos de jogo.
  • Resolvido um problema que resultou no bloqueio do Word 2016 se você tentasse usar o Ink nele.
  • Resolvido um problema em que o uso da nova tecla de atalho Ctrl + Win + C para habilitar e desabilitar filtros de cores abriria as Configurações inesperadamente.
  • Resolvido um problema onde o preenchimento automático na barra de URL do Microsoft Edge poderia falhar em alguns dispositivos.

Problemas conhecidos no PC

  • Seu PC pode não atualizar para esta compilação com um erro 0x80070643 e voltar para a compilação anterior.
  • O estado da bateria em certos laptops não está sendo atualizado quando o dispositivo está desconectado.
  • Você pode notar que alguns de seus aplicativos inbox agora exibem um nome que se parece com "ms-resource:" e estão listados na parte inferior do menu Iniciar. O aplicativo ainda deve iniciar normalmente, é apenas o recurso de nome que foi afetado.
  • Alguns aplicativos UWP, como o Twitter, serão interrompidos no lançamento.
  • As experiências in-game do Xbox Live podem não ser carregadas, incluindo perfis de jogadores, detalhes de realização e outros diálogos que podem surgir em cima de um jogo habilitado para Xbox Live.
  • Evite fazer uma reinicialização do PC por meio de Configurações> Atualização e segurança> Recuperação e escolhendo "Remover tudo". Isso pode colocar seu dispositivo em um loop de reinicialização.
  • O Gerenciador de tarefas pode ficar "pendurado" no lançamento nesta compilação.

Alterações, melhorias e correções para mobile:

  • Corrigidas as notificações (SMS, Calendário) em todos os rastreadores Fitbit.
  • Corrigidas falhas registradas ao usar o aplicativo Fotos.
  • Corrigido um problema de implantação em que, se um administrador usa o ActiveSyncCSP para provisionar a conta de e-mail em um dispositivo que executa a Creators Update sem fornecer uma senha válida, e o servidor de e-mail impõe um número limitado de tentativas de acesso negado, o servidor bloqueará a conta de e-mail.
  • Melhoramos o desempenho da bateria corrigindo um erro em um cenário em que 30% a mais de energia foram usadas durante a pré-visualização e captura do aplicativo da câmera.
  • Alguns Insiders forneceram comentários de que a reprodução de vídeo no celular resultou em um flash preto e/ou engasgos quando em modo paisagem. Corrigido esse problema.
  • Melhorada a conectividade Bluetooth com dispositivos Garmin Wearable.
  • Melhoria geral da confiabilidade dos aparelhos.

Link original: https://www.tudocelular.com/windows/noticias/n95954/windows-10-build-16232-15228.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário