sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

[Sobre o Windows 10] Já?! Windows 10 ganha build 15007 recheada de grandes mudanças da Creators no PC e Mobile


A grande atualização Creators – ou Atualização para Criadores, em português – foi revelada em outubro do último ano, e impressionou positivamente e de forma unânime os fãs da vigente plataforma da Microsoft.

Como um dos lançamentos da mais aguardados para este ano, a Creators – previamente conhecida como Redstone 2 – promete ferramentas incríveis, com intuito de melhorias na usabilidade e produtividade com o sistema operacional, trazendo ainda vários conceitos direcionados para realidade virtual, esta que, sem dúvida, é uma das tecnologias mais promissoras da atualidade.

Mesmo que ainda não seja oficial, algumas destas novidades presentes na Creators podem ser conferidas em primeira mão pelos membros do programa Insider, que recebem builds recheadas com os novos recursos do Windows 10.

Ainda na última semana, a Microsoft liberou a compilação 15002 do sistema, que após seu vazamento prévio, chegou ao ecossistema Windows com funcionalidades muito interessantes, trabalhando ainda em conjunto com a edição 14997 lançada no último ano.

Entretanto, parece que após o período de recesso da equipe de Redmond, o programa Insider, de fato, voltou mais intenso do que nunca, e poucos dias após o lançamento da versão 15002, eis que a Microsoft surpreende os Insiders com a última build 15007, que ganha destaque nesta semana com a gama de recursos bem legais da Creators!
 
 
Esta última compilação está disponível no ciclo rápido do Windows 10 Insider, e chega tanto nos PCs como também na versão Mobile.
 
Confira algumas das novidades mais relevantes.
 
Novas mudanças no Edge (PC) 
      
 
Compartilhamento de abas (PC): novo recurso que permite compartilhar um conjunto de guias, e agora basta clicar no botão “Abas que você visualizou” e selecionar a opção.
 
Importar dados (PC): novo sistema de migração de dados entre navegadores distintos, onde é possível importar o histórico, favoritos, senhas salvas e outras informações com grande facilidade em apenas um clique.
 
 
Nova opção de execução com mais praticidade (PC): agora é possível escolher “Executar” um arquivo a partir de um link, antes de realizar o download do mesmo.
 
 
Mudanças nas Notas da Windows (PC): agora é possível ter uma experiência mais familiar com as novas cores para as Notas do navegador, com a opção de escolher uma caneta ou marcador para destacar as páginas ou anotações importantes.
 
 
Aplicativos para Web: agora é possível rodar apps na mesma página com o recurso web-to-app.

Em breve – Temas do Windows (PC)


Mesmo que já estejam disponíveis na loja oficial da Microsoft, ainda não é possível implementar um novo tema da Creators na plataforma a partir da Windows Store, mas a equipe salienta que esta novidade já está a caminho, para permitir a melhor integração com o sistema!
 
 
Mudanças no Windows 10 Mobile
    
Novas opções de lembretes para Cortana: a Microsoft implementou o novo conceito para lembretes da assistente virtual do Windows 10, com as opções “Todo mês” ou “a cada ano”, o que é bem legal para evento importantes!

Pagamentos Web: este recursos já estava disponível na atualização prévia para PC, e possibilita efetuar compras na internet com os dados da sua conta da Microsoft – que além da praticidade, também auxilia na segurança – onde o usuário pode os dados de autenticação para compras online.

Melhorias na confiabilidade de aplicativo UWP em alto contraste: novas mudanças para a interface, que agora exibe uma cama opaca por trás do texto, para auxiliar o usuário na busca por ferramentas.

Novo sistema que permite que o usuário encontre exatamente a configuração que precisa, de maneira simplificada através do menu principal do Windows.

Dimensionamento de texto e zoom (Mobile): com base em todos os problemas relatados pelos usuários ao suporte da Microsoft, a nova atualização traz melhorias consideráveis ao Edge no recursos de dimensionamento de uma página web, independentemente das configurações de zoom definidas pelo site, que agora respondem muito bem ao comando do usuário.

Configurações atualizadas do smartphone: a nova experiência combina o Bluetooth e páginas dos dispositivos conectados para oferecer apenas um local para gerenciar os aparelhos / periféricos. Agora também é possível ligar ou conectar ou desconectar dispositivos Bluetooth diretamente através do menu de configurações.

Pausa nas atualizações: assim como na versão para PC, agora é possível pausar por até 35 dias uma atualização no telefone.

Melhorias na barra de rolagem: agora a barra de rolagem está mais precisa, e aparece apenas quando o usuário precisa dela.
App reset: o recurso de reinicializar um app para o estado de recém-instalado no dispositivo também ganhou destaque por aqui em novembro do ano passado, a agora finalmente chega para economizar tempo e librar espaço do smartphone com grande facilidade!

Sincronização com a conta do Azure Active Directory (AAD): as configurações do Edge agora podem ser sincronizadas em toda área de trabalho nos smartphones.

Cortana ama música! Agora é possível usar a Cortana para controlar a reprodução de música nos seus aplicativos favoritos – mas esta funcionalidade por enquanto está restrita ao idioma inglês dos Estados Unidos.

Suporte para reconhecimento de música no idioma chinês: A Cortana agora pode reconhecer músicas nos clientes da China. Basta tocar no ícone de notas musicais no canto superior da interface da assistente.
 
 
As demais mudanças para PCs e Mobile também já estavam presente nas versões 15002 e 14997, e a última edição chega como um complemento para plataforma, fechando então a tríade de janeiro das builds do Windows 10.
 
Vale ressaltar que a Microsoft ainda realizou correções importantes para os problemas de instabilidade, aumentando a segurança e performance do sistema.
 
Em nota, a equipe agradece o apoio e comentários de todos os usuários que ajudaram no desenvolvimento, sempre com dicas positivas em prol das melhorias para plataforma.
 
A lista completa de correções e detalhes do compilação, também pode ser vista no blog oficial do Windows 10 Insider.

Nenhum comentário:

Postar um comentário