A solução, que também está disponível para o Android, foi criada para melhorar a experiência dos usuários rodando a plataforma para PCs e Tablets da Microsoft, no entanto, trouxe uma grande dor de cabeça para bilhões de pessoas.
Após ser alertada do problema pela Cisco Talos, a Piriform, firma por trás da criação do software, anunciou através de uma publicação em seu blog oficial que devido à um 'incidente de segurança' seu aplicativo tem distribuído malwares para milhares de pessoas no último mês.
O malware, que foi distribuído entre os dias 15 e 12 de setembro, parece estar presente apenas nas versões de 32-bits do CCleaner 5.33.6162 e CCleaner Cloud 1.07.3191; após a denúncia, a Piriform interrompeu imediatamente a distribuição e download das compilações em questão, mas o 'estrago' maior já havia sido feito.
O malware vinha 'disfarçado' no setup do CCleaner — sim, aquelas telas que geralmente ninguém lê e só aperta 'next' — e quando instalado, enviava para os hackers informações que incluíam nomes dos PCs, detalhes sobre apps instalados, endereços MAC de adaptadores de rede e detalhes sobre os updates do Windows.
Tais dados permitiam, inclusive, que os hackers controlassem remotamente o PC das vítimas, instalando ainda mais malwares. Adquirida pelo Avast no começo desse ano, a Piriform possui mais de 2 bilhões de usuários, e conta com 5 milhões de instalações semanais do CCleaner — tendo dito isso, dá pra ter uma noção do porte da distribuição.
Para ter certeza de que você não está infectado, atualize o CCleaner para a versão mais recente e busque em sua lista de apps por programas que tenham sido instalados sem sua permissão, em seguida, desinstale-os.
Nenhum comentário:
Postar um comentário