Há algum tempo vimos que a Microsoft estava começando a publicar alguns programas clássicos como WordPad e XPS Viewer na Windows Store, demonstrando assim o sucesso do Projeto Centennial que visa portar aplicações Win32 para a plataforma universal do Windows 10. Com a liberação das mais recentes compilações da geração Redstone 1 do Windows 10 para membros do grupos de testes Insiders, a companhia compatibilizou o sistema com estes novos aplicativos, possibilitando assim que seus usuários possam enfim utilizá-los sem qualquer tipo de problema.
As aplicações disponibilizadas por enquanto pela Microsoft são:
- WordPad: clássico editor de texto com funcionalidades simples.
- Microsoft Character Map: mapa de caracteres para saber o visual e nome de todas as fontes e símbolos do sistema.
- Windows Fax and Scan: funcionalidades básicas de fax e scanner.
- XPS Viewer: visualize seus arquivos XPS.
Estes programas podem até não fazer tanta diferença para a grande maioria dos usuários, porém a Microsoft parece ter se preocupado em disponibilizá-los na Windows Store como um teste para ver se o Projeto Centennial está realmente funcionando da maneira desejada. Devido a isto, caso você seja um Insider e esteja inscrito no ciclo rápido do programa em seu desktop ou tablet com Windows 10, dê uma chance a estes apps para que possa prover feedback sobre seu nível de estabilidade.
Ainda não há qualquer informação sobre quais seriam os próximos programas da Microsoft a chegarem como apps universais do Windows 10, sendo necessário aguardarmos para vermos se o Paint e outros utilitários mais conhecidos também serão implementados por meio do Projeto Centennial. Um ponto interessante, entretanto, é que até o momento os programas portados são compatíveis apenas com chipsets x86 ou x64, sendo necessário que a companhia os adapte para que possam ser utilizados também em produtos com SoC de arquitetura ARM.
Link original: http://www.tudocelular.com/windows/noticias/n73831/microsoft-programas-win32-centennial-windows-10.html
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir