1. Acesso rápido
No Windows 10 é possível abrir o Gerenciador de Tarefas de forma rápida. Clique na barra de tarefas do sistema, na base da tela e depois selecione “Gerenciador de Tarefas”. Pronto, será exibido no computador em uma janela extra. Se desejar um atalho: use Ctrl+Shift+Esc para abrir o Task Manager.
Abra o gerenciador de tarefas de forma rápida no Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)
2. Fechar programas e apps
É possível encerrar a execução de um programa que travou. Basta encontrar o aplicativo problemático na aba “Processos” e selecionar o botão “Finalizar tarefa”. O usuário também pode clicar com o botão direito do mouse no programa e encerrar com o item de mesmo nome. É possível encerrar o que você não está usando para economizar memória RAM e aumentar o desempenho do PC.
Finalize programas que travaram ou não está usando (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)
3. Descobrir o que está consumindo seu PC
É possível descobrir quais programas estão usando mais o CPU (processadores) do seu computador, assim como itens isolados como a memória RAM, Disco (armazenamento) e Rede (internet). Para isso, expanda em tela cheia o Gerenciador de Tarefas ou clique em “Mostrar detalhes”, e selecione no item que deseja analisar, no topo direito. Será listado o consumo, maior para o menor, em cada recurso.
Descubra qual programa está usando a potência do PC (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)
4. Veja tudo o que está rodando no seu computador
O Gerenciador de Tarefas mostra os aplicativos abertos no computador e todos os outros recursos que estão rodando em segundo plano no sistema. Para exibir, clique em “Mais detalhes” na aba “Processos”. Assim você tem controle do que está sendo executado no computador e fecha o que não estiver usando. Vale ter atenção para não encerrar as ferramentas básicas para o sistema funcionar.
Veja os programas e apps que estão rodando em primeiro e segundo plano no Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)
5. Adicione dados na mesma tela
O usuário pode adicionar informações para analisar diretamente no Gerenciador de Tarefas, de forma simples. Assim, reúne na mesma interface a pasta de origem do programa, status, tipo de software, fabricante e mais. Para isso, clique com o botão direito no topo da tela e marque todos os dados que deseja exibir.
É possível ver informações completas de cada software na mesma interface (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)
6. Pesquise qual é o programa rodando no PC
Caso não se lembra de ter instalado um programa que está em execução no PC, clique nele com o botão direito do mouse e selecione “Pesquisar online”. Dessa forma será aberta no navegador uma busca com o nome do software. Essa dica é interessante para quem desconfia que há vírus no computador, que aparece como executável (com .exe no nome).
Descubra se o programa rodando no Windows 10 é um vírus (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)
7. Reinicie o Windows Explorer e barra de tarefas
Se a barra de tarefas ou Menu Iniciar pararam de responder no PC, encontre na lista da aba “Processos” o item “Windows Explorer”. Clique com o botão direito e selecione “Reiniciar”. Assim, você soluciona problemas de forma rápida, removendo ações ou softwares com erros ou demais bugs simples. Tudo isso sem precisar reiniciar o computador ou fechar seus programas em uso.
Reinicie o Windows Explorer no Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)
8. Remover programas da inicialização do Windows
O usuário pode deixar a inicialização do Windows 10 mais rápida desabilitando alguns programas. Assim, não serão abertos automaticamente, deixando o sistema mais leve para ligar. No Gerenciador de Tarefas, selecione a aba “Inicializar”, clique com o botão direito no item e selecione “Desabilitar”. Repita para todos os programas, lembrando que é recomendado manter habilitados o antivírus e itens de segurança. Ao desabilitar, você terá que abrir manualmente ao ligar o PC.
Deixe a inicialização do Windows 10 mais rápida removendo programas (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)
9. Monitore o desempenho do PC
Pelo Gerenciador de Tarefas o usuário também pode ficar de olho na performance do computador pela aba “Desempenho”. Lá estão os gráficos e porcentagem de uso da CPU (processadores), Memória RAM, Disco (armazenamento), Ethernet (internet via cabo), Wi-Fi e Bluetooth.
Veja detalhes e gráficos sobre o desempenho do PC (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)
Assim é possível ver se o computador está com processamento leve ou se algum programa está exigindo demais da máquina. Você ainda pode ver a velocidade de internet, clicando com o botão direito e selecionando “Exibir detalhe da rede”. Será aberta uma tela com todos os dados das conexões.
10. Conheça atalhos práticos de teclado
Ctrl + Shift + Esc | Abre o Gerenciador de Tarefas |
Winkey (tecla do Windows) + Tab | Permite ver todos os apps e janelas abertas no Windows |
Winkey (tecla do Windows) + D | Abre a “Área de Trabalho” do Windows |
Winkey (tecla do Windows) + A | Abre a “Central de ações” na lateral do Windows |
Winkey (tecla do Windows) + E | Abre o Explorador de Arquivos (Windows Explorer) |
Winkey (tecla do Windows) + G | Ativa a função “Xbox” para consultas sobre o jogo |
Winkey (tecla do Windows) + H | Abre o compartilhamento no Windows 10 |
Winkey (tecla do Windows) + I | Abre as Configurações no Windows 10 |
Winkey (tecla do Windows) + K | Abre o “Conectar” para compartilhar telas e dispositivos |
Winkey (tecla do Windows) + P | Permite configurar a Projeção de Tela |
Winkey (tecla do Windows) + L | Ativa o bloqueio por senha no PC para novo login |
Link original: http://www.techtudo.com.br/listas/noticia/2016/05/gerenciador-de-tarefas-10-dicas-para-usar-o-task-manager-no-windows-10.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário