A Microsoft desta vez não quer ficar para trás… Pelo menos não no seguimento dos chamados smart cars. Em parceria com a empresa de engenharia automotiva IAV, eles criaram um sistema para carros comuns que pode transformá-los em carros autônomos, aqueles que dirigem sozinhos sem a interferência do motorista.
O sistema é uma versão adaptada do Windows 10 e conta até mesmo com Cortana, a assistente pessoal e digital do Windows e Windows Phone. Cortana tem um papel fundamental no projeto, já que pode ser invocada a qualquer momento pelo motorista e ajudará a fornecer diversas informações aos passageiros. Ele poderá ser projetado em telas especiais ou ainda quem sabe na central multimídia conectada do carro. O sistema em si tem um toque de internet das coisas (IoT) e de interatividade aliada a serviços em Nuvem, tudo o que a MS adora.
Diferente do Tesla ou do carro autônomo da Google, o sistema da Microsoft (em teoria), pode ser instalado nos atuais carros comuns que vemos passando pela rua todos os dias, tal como o modelo da Volkswagen usado no vídeo. Isso porque ele não requer sensores ou câmeras especiais, seu funcionamento na verdade é baseado em conexões Wi-Fi e na Nuvem. É por meio do Wi-Fi que ele sabe que um sinal está vermelho, por exemplo.
O sistema pode até mesmo detectar pessoas em seu caminho, porém, como ele não tem sensores para realizar essa tarefa, a tecnologia pode usar os telefones ou pulseiras inteligente que os pedestres estejam usando para saber que eles lá. Da mesma forma são os sinais de trânsito, que precisam ser do tipo conectados para serem detectados pelo veículo.
Ficou bem claro que a Microsoft e a IAV estão trabalhando em algo futurista, que ainda não tem como ser aplicado em nosso atual sociedade, tendo em vista que para que esse carro trafegasse entre nós, tudo precisaria ser conectado. O projeto está em fase inicial e tem um “pé no futuro”. Veja o vídeo abaixo e veja que interessante.
Link original: https://www.windowsteam.com.br/microsoft-cria-sistema-para-carros-autonomos-baseado-no-windows-10/
Nenhum comentário:
Postar um comentário