sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

[Sobre o Windows 10] Após susto em setembro, Windows 10 para PC segue seu crescimento em participação no mercado

O Windows 10 atingiu cerca de 24% da distribuição no mercado, neste último mês de novembro, de acordo com um relatório da Netmarketshare. O meteórico crescimento do sistema operacional caiu desde que a oferta de atualização gratuita do Windows 10 terminou. Em setembro, houve uma queda de 22,99% para 22,53% na participação, e o sistema terminou o último mês com um aumento para 23,72%.

O maior problema da Microsoft com a expansão do Windows 10 ainda parece ser o Windows 7. O sistema operacional ainda é considerado uma das versões mais estáveis e repletas de recursos, por isso faz sentido que os usuários dessa edição queiram ficar com ela. Embora o Windows 7 perdeu alguma porcentagem da fatia, ainda continua a ser o sistema operacional dominante em PCs com 47,17% dos usuários a usá-lo.
 
 
O Windows 8.1 também perdeu alguma participação de mercado, possivelmente porque estes são os que mais acabam migrando para o Windows 10.


A Microsoft pretende que o Windows 10 funcione na maioria dos dispositivos, planejando atingir um bilhão de usuários em menos de 5 anos após o lançamento. No entanto, com a irrelevância do Windows Phone e a demora para usuários abandonarem o Windows 7, esse objetivo parece cada vez mais inatingível. Outra dificuldade é o fato de que as vendas de PCs são atualmente canibalizadas por smartphones, o que pode mudar um pouco com o mercado de jogos, principalmente com a realidade virtual.
 
Enquanto isso, o OSX da Apple (4.42% somando-se as duas versões mais relevantes) e o Linux (2,31%) ainda são minúsculos em termos de participação de mercado, com o primeiro perdendo sua influência nos PCs devido a um desejo de domínio móvel contínuo.
 
Você acha que a Microsoft ainda pode atingir 1 bilhão de usuários do Windows antes de 2020?
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário