terça-feira, 13 de dezembro de 2016

[Sobre o Windows 10] Nova build do Windows 10 pode desativar internet, veja como arrumar


Em 10 de dezembro, uma nova atualização ao Windows 10 foi liberada pela Microsoft. Trata-se da versão que leva a build 14393.479 aos aparelhos com o sistema operacional da gigante de Redmond. Há um problema se espalhando com ela, no entanto.

Alguns usuários que já baixaram e instalaram a versão reportam a existência de um erro que impede o PC de acessar a internet. Uma mensagem aparece dizendo “sem conexão”, fazendo com que a navegação na web e outros recursos fiquem desativados.

De acordo com o site The Register e outros nomes especializados em tecnologia, a falta de internet está sendo causada por uma falha no DHCP. A sigla vem do inglês Dynamic Host Configuration Protocol e significa, em tradução ao português, Protocolo de Configuração de Host Dinâmico.

Felizmente aos que estão passando pelo contratempo, há duas medidas que parecem estar solucionando o problema. São duas sequências de comandos no Prompt capazes de reativar a conexão à web, veja mais a seguir.

Método 1 – parâmetros de rede

 
O primeiro método acessa os parâmetros de rede do Windows 10 e apagam as configurações antigas da versão 4 do sistema de IP. Abra o prompt apertando o botão Windows e escrevendo CMD (ou pressione ctrl + R e digite cmd.exe) e digite os seguintes comandos:
  1. netsh winsock reset catalog
  2. netsh int ipv4 reset reset.log
Digite o primeiro, aperte enter. Em seguida, insira o segundo e pressione enter. Caso isso não resolva o problema, o segundo método deve dar um jeito, acompanhe logo abaixo.

Método 2 – renovar as configurações de IP

 
Ao invés de reajustar o IP, aqui ele será apenas renovado. Abra mais uma vez o prompt de comando do Windows por algum dos métodos supracitados e digite o trecho abaixo.
  • ipconfig /renew
É normal que o comando acima precise ser inserido duas vezes para funcionar. Após apertar enter pela segunda vez, espere até que sua rede seja reconhecida pelo Windows. Algum dos dois métodos deve ser capaz de corrigir o erro no DHCP.

Caso isso não aconteça, use o guia de ajuda oficial da Microsoft para procurar mais respostas à instabilidade da atualização KB3201845. Estima-se que o problema seja arrumado integralmente na próxima atualização pela companhia.

Link original: http://www.tudocelular.com/windows/noticias/n84049/Nova-build-do-Windows-10-pode-desativar-internet.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário