quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

[Sobre o Windows 10] Conheça mais recursos e mudanças do Windows 10 revelados com vazamento da build 14997


Durante a semana de Natal, a build 14997 do Windows 10 vazou e revelou uma série de recursos novos do sistema, que deverão chegar oficialmente aos Insiders no início de 2017, mas só serão liberados a todos com a próxima grande atualização "Creators Update". Alguns novos detalhes sobre essa compilação foram verificados, entre eles relacionado à Cortana.

Há um punhado de melhorias nesta compilação em todo o sistema operacional. Uma delas é a possibilidade de criar pastas de aplicativos no Menu Iniciar, como no Windows 10 Mobile. O Microsoft Edge agora tem atalhos na barra de tarefas, que permitem abrir facilmente uma guia anônima, e a Microsoft adicionou um atalho para Cortana.

Abaixo, vamos destacar algumas das principais mudanças.

Nova experiência do OOBE com a Cortana

Houve uma renovação completa da experiência de configuração inicial do Windows 10 (também conhecida como OOBE) que acompanha as boas vindas. A nova experiência de configuração é alimentada pela Cortana, o que torna tudo mais interessante e permite ao usuário configurar seu dispositivo Windows 10 apenas com sua voz.  
 
Provavelmente, o novo OOBE com tecnologia Cortana virá para atender um novo tipo de dispositivos Windows 10. A assistente digital está chegando aos dispositivos IoT que contam com display em breve, uma vez que a Microsoft lançou um kit de desenvolvimento da Cortana para terceiros.
 
 


 
 

 

O novo OOBE será muito útil para esse tipo de dispositivos IoT, pois geralmente eles não têm um teclado ou mouse conectado o tempo todo.
 
Além disso, a nova experiência de configuração também parece muito mais simplificada do que a atual. O novo OOBE é um pouco inacabado, o que é completamente esperado, mas deve parecer muito melhor nos próximos meses. 
 
O novo OOBE será muito útil para esse tipo de dispositivos IoT, pois geralmente eles não têm um teclado ou mouse conectado o tempo todo.
 
Além disso, a nova experiência de configuração também parece muito mais simplificada do que a atual. O novo OOBE é um pouco inacabado, o que é completamente esperado, mas deve parecer muito melhor nos próximos meses.
 
Em agosto, vimos a notícia de que a Microsoft estava trabalhando para trazer um recurso semelhante ao F.lux para o Windows 10. A empresa está chamando isso de “Blue Light Reduction”, ou "Redução de Luz Azul" e, como o nome indica, reduzirá a quantidade de luz azul que está sendo produzida por seu monitor. Isso proporciona um modo noturno, que ajudará os usuários a dormir melhor, ajustando a cor da tela dependendo da hora do dia.

A luz azul de displays LCD é considerada altamente prejudicial ao sono das pessoas, e já vem sendo bloqueada por alguns aplicativos em vários sistemas operacionais.

No Windows 10, os usuários poderão programar a Redução de Luz Azul para iniciar automaticamente todos os dias durante um período de tempo definido, ou podem ativá-la manualmente. Há também uma pequena alternância no Action Center, que permite aos usuários ativar/desativar o recurso.

Desde setembro a build 14915 já trazia escondida a string “Windows.Data.BlueLightReduction”, que faz alusão direta a este Modo Noturno, que agora finalmente começa a ser liberado.
 
Microsoft Edge
 
Além dessas novidades, o Microsoft Edge também está recebendo algumas melhorias. Em primeiro lugar, há um novo recurso chamado “Set tabs aside”, que basicamente permite que você salve um grupo de guias para restaurar mais tarde, sempre que quiser.
 
 
Outra nova característica que está chegando ao navegador é a capacidade de expandir guias para exibir visualizações. Basicamente, isso abrirá uma tela para mostrar uma visualização de todas as guias abertas, conforme a imagem acima.
 
Configurações
 
Há algumas melhorias no aplicativo Configurações também. Em primeiro lugar, a Microsoft ajustou os grupos na tela, há uma nova categoria que inclui as configurações de "Default Apps" e muito mais mudanças. A página Dispositivos também foi modificada um pouco e agora exibe os tipos diferentes de dispositivos conectados em diferentes categorias que são fáceis de encontrar.
 
No entanto, a maioria das melhorias estão na seção Personalização, onde a Microsoft alterou as páginas Cores e Temas. Na primeira, agora você pode ver as cores de destaque usadas recentemente no dispositivo, o que pode ser um pouco útil. Espera-se que a Microsoft adicione a capacidade de usar qualquer cor como destaque no Windows 10 no futuro próximo, então ver as cores recentes será bem mais útil nesse momento.
 
 
Quanto à página de temas, a Microsoft adicionou a capacidade de ajustá-los diretamente do aplicativo Configurações moderno - até o momento, as opções abrem janelas das configurações antigas.

Com a mudança, você poderá aplicar qualquer tema desejado e pode alterar manualmente a cor de destaque, a imagem de fundo, o som ou o cursor do mouse (nesse caso, isso abre a interface de usuário do Painel de Controle antigo por enquanto).
 
 
Por fim, você pode notar nas imagens que a Microsoft adicionou uma barra lateral à direita, que permite aos usuários acessar facilmente a ajuda direta da empresa.

A build 14997 vazou no fórum BetaArchive e não recomendamos para instalação a menos que você tenha plena consciência dos riscos de bugs e falhas.

Link original: http://www.tudocelular.com/windows/noticias/n85122/windows-10-build-14997.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário