segunda-feira, 8 de agosto de 2016

[Sobre o Windows 10] Internet lenta? A culpa pode ser da Actualização do Windows 10

A Microsoft lançou no passado dia 2 de Agosto a Actualização do Windows 10 que trouxe várias novidades ao sistema. Alguns utilizadores têm-se queixado que simplesmente não conseguem proceder à Actualização de Aniversário e, mais recentemente, outros relatam que a Actualização deixou o acesso à Internet mais lento.

Se instalou a Actualização de Aniversário no Windows 10 e o acesso à Internet ficou lento, aqui fica uma possível solução.

win10_001


De acordo com um artigo publicado pelo site GHacks, a funcionalidade Window Auto-Tuning introduzida no Windows Vista e ainda disponível no Windows 10, será a responsável por este problema de lentidão no acesso à Internet, especialmente, em ligações acima dos 100 Mbps.

Na prática a funcionalidade Window Auto-Tuning é responsável por lidar com as comunicações TCP que transportam dados para aplicações e também por melhorar o desempenho dos processos responsáveis por esta transferência de dados.

Qual o estado do Window Auto-Tuning Level?


Para saber o estado do parâmetro Window Auto-Tuning Level basta que execute o seguinte comando:
netsh interface tcp show global

tcp_00
Se no seu caso, o acesso à Internet ficou lento após a actualização, então deverá, temporariamente, desactivar o Window Auto-Tuning.
netsh int tcp set global autotuninglevel=disabled

Nota: É necessário que abra a linha de comandos com privilégios de administrador.

comandos

Depois de proceder a esta alteração, deve testar a ligação a Internet e verificar se melhorou. Caso pretenda deixar tudo como estava inicialmente, basta que executem o seguinte comando:
netsh int tcp set global autotuninglevel=normal

Como nota final, dizer que após a instalação da Actualização de Aniversário a minha máquina passou a sofrer deste problema e que com esta alteração tudo voltou ao normal. Obviamente, cada caso é um caso e até uma simples demora na resolução de nomes ao nível do DNS pode introduzir lentidão no acesso à Internet.

Link original: https://pplware.sapo.pt/microsoft/windows/internet-lenta-culpa-pode-da-actualizacao-do-windows-10/

Nenhum comentário:

Postar um comentário