quarta-feira, 12 de outubro de 2016

[Sobre o Windows 10] O Windows 10 vai passar a consumir mais memória

Windows 10

Os desenvolvimentos do Windows 10 continuam a bom ritmo e a Microsoft a cada nova build apresenta novidades que melhoram ainda mais o seu sistema operativo.

A mais recente build do programa Insiders traz agora uma novidade que pode ser mal interpretada por muitos, mas que na verdade é benéfica para o Windows. O Windows 10 vai passar a consumir mais memória, fruto da desagregação de muitos processos do sistema.

A build 14942, lançada no final da passada semana, traz um conjunto de novidades que vão ser testadas até se tornarem capazes de incorporar as versões finais do Windows 10. Entre elas está uma que passará despercebida à maioria dos utilizadores, mas que vem mudar a forma como o Windows 10 trata dos processos do próprio Windows.

O bem conhecido svchost.exe existe desde o Windows 2000 e agrupa e controla muitos dos processos que estão a ser executados pelo próprio Windows, conseguindo assim poupar memória e outros recursos. Esta ideia fazia sentido quando foi lançada pois as máquinas na altura tinham pouca memória.

Mas a Microsoft, que entende que cada vez há mais memória disponível nas máquinas onde o Windows corre, quer agora desagregar esses processos e passar a gerí-los de forma isolada. O resultado prático e imediato é o aumento dos consumos de memória no Windows 10.

Windows 10 Gestor de Tarefas

Para salvaguardar os utilizadores e o próprio Windows 10 a Microsoft optou por apenas realizar esta separação de processos em máquinas que tenham mais de 3,5GB de RAM.

As vantagens desta mudança de filosofia do Windows são óbvias. Com a alteração, passa a ser possível ter um maior controlo sobre os diferentes processos do sistema, isolando-os e em caso de problemas, estes não afectam os restantes. É também possível ter um maior controlo sobre os as permissões de cada processo. A informação apresentada no Gestor de Tarefas do Windows é também mais detalhada, quer no consumo de CPU quer de memória.

Esta novidade vai ainda demorar algum tempo a estar disponível, sendo esperada na próxima grande actualização do Windows 10, conhecida como Redstone 2 e ainda sem data marcada para ser lançada.

Link original: https://pplware.sapo.pt/microsoft/windows/windows-10-consumir-mais-memoria/

Nenhum comentário:

Postar um comentário