segunda-feira, 25 de julho de 2016

[Sobre o Windows 10] 10 novidades no Windows 10 Anniversary Update

Confira neste artigo 10 novidades no Windows 10 Anniversary Update. A atualização será lançada oficialmente pela Microsoft no dia 2 de agosto.

Ela será disponibilizada gratuitamente para todos os usuários rodando o Windows 10 v1511.

Disponibilidade


Apesar do lançamento no dia 2 de agosto, a Microsoft já confirmou que nem todos receberão a atualização imediatamente.

De acordo com Dona Sarkar, atual responsável pelo Windows Insider Program, a disponibilidade do Windows 10 Anniversary Update terá início globalmente no dia 2 de agosto para PCs e smartphones. Algumas regiões podem receber a atualização antes de outras, mas o processo começará no dia 2.

Para usuários do Xbox One e do Microsoft HoloLens, a atualização será disponibilizada algum tempo depois, mas nenhuma data específica foi divulgada.

10 novidades no Windows 10 Anniversary Update



1 – Suporte para extensões no Microsoft Edge

Possivelmente um dos recursos mais pedidos pelos usuários, o suporte para extensões no Microsoft Edge será implementado pelo Windows 10 Anniversary Update.

Os usuários poderão encontrar as extensões na seção Aplicativos da Windows Store. Entre as extensões já disponíveis estão as populares AdBlock e AdBlock Plus, Office Online e Microsoft Translator:

10 novidades no Windows 10 Anniversary Update


2 – Cortana no Brasil


Quando o Windows 10 foi lançado em julho de 2015, a assistente pessoal Cortana estava disponível apenas nos Estados Unidos e em outras poucas regiões.

Com o lançamento da versão 1511 em novembro de 2015 a quantidade de regiões onde a assistente estaria disponível foi ampliada, mas o Brasil ficou mais uma vez de fora.

Agora os brasileiros poderão utilizar oficialmente a Cortana com o Windows 10 Anniversary Update:

w10-au-nov-02


3 – Plataforma Windows Ink


A plataforma Windows Ink permitirá que os usuários escrevam diretamente em seus dispositivos de forma mais natural, como se estivessem escrevendo no papel.

A plataforma Windows Ink será integrada ao Windows 10 e estará presente em aplicativos como Mapas e Microsoft Edge:

w10-au-nov-03


4 – Windows Hello


Para quem gosta da plataforma de autenticação biométrica Windows Hello introduzida com o Windows 10 em julho de 2015, o Windows 10 Anniversary Update permitirá o login via biometria em sites suportados no Microsoft Edge e em aplicativos:

w10-au-nov-04


5 – Mais opções de personalização


Com o lançamento do Windows 10 Anniversary Update, o sistema operacional ganhará mais opções de personalização. Entre estas opções estão o novo tema escuro e o suporte para definição de uma cor para a barra de títulos (antes era necessário fazer uma alteração no Registro):

w10-au-nov-05


6 – App-V e UE-V


O sexto item na lista com 10 novidades no Windows 10 Anniversary Update é a integração do App-V e UE-V nas edições Enterprise e Education do sistema operacional. Com isso as empresas e organizações não terão mais que baixar estes dois componentes separadamente.
Outro detalhe é que futuras atualizações para eles serão distribuídas em conjunto com as atualizações para o Windows 10.

As funcionalidades do App-V e UE-V presentes no Windows 10 Anniversary Update serão as mesmas oferecidas atualmente pelo App-V 5.1 e UE-V 2.1 Service Pack 1.

O App-V (Microsoft Application Virtualization) é uma das ferramentas de virtualização que atualmente fazem parte do Microsoft Desktop Optimization Pack (MDOP). Ele transforma aplicativos em serviços gerenciados centralmente que não precisam ser instalados e por isso não entram em conflito com outros aplicativos.

Já UE-V (User Experience Virtualization) é uma solução de virtualização que proporciona uma experiência pessoal com o Windows em vários dispositivos.

Basicamente ele permite que utilize uma versão virtualizada do Windows como se estivesse usando um PC local.

7 – Verificação Periódica do Windows Defender

O Windows 10 Anniversary Update introduziu uma nova opção para o Windows Defender* que só pode ser ativada por quem tem outro antivírus instalado, a Verificação Periódica.

Com a Verificação Periódica do Windows Defender, os usuários basicamente ganham uma camada extra de proteção contra malwares que não causa conflitos com outros antivírus instalados no PC.
Uma vez habilitada, esta opção permitirá que o Windows Defender verifique o PC em segundo plano e alerte o usuário caso algum malware seja encontrado:

w10-au-nov-06
*O Windows Defender é um software antivírus que vem pré-instalado no Windows desde o Windows 8.


8 – Definição automática de fuso horário


Uma das 10 novidades no Windows 10 Anniversary Update é o suporte para definição automática do fuso horário. Isto é útil para quem viaja muito a trabalho.


Esta opção vem desabilitada por padrão, mas é possível habilitá-la facilmente na seção Data e Hora do aplicativo Configurações:

w10-au-nov-07


9 – Lista de aplicativos sempre visível no menu Iniciar

Diferente do que ocorre no Windows 10 e no Windows 10 v1511, a lista de aplicativos agora fica sempre visível no Windows 10 Anniversary Update.


Esta mudança permite que o usuário encontre facilmente os aplicativos instalados:

w10-au-nov-08


10 – Suporte para o shell Bash

O último item desta lista com 10 novidades no Windows 10 Anniversary Update pegou muita gente de surpresa quando a Microsoft fez o anúncio no final de março: o suporte para o shell Bash.

Implementado em parceria com a Canonical, o suporte para o shell Bash permitirá que os desenvolvedores acessem vários binários do Ubuntu no Windows 10 sem precisar entrar em um ambiente do Linux.

Basicamente o que a Microsoft fará é instalar uma imagem do Ubuntu no Windows para habilitar esta funcionalidade. Os usuários poderão acessar os arquivos via Bash e executar aplicações como Emacs, grep, awk e vi diretamente no Windows 10.

Para utilizar o Bash, primeiro é necessário primeiro habilitar o Modo Desenvolvedor entrando em Configurações > Atualizações e Segurança > Para desenvolvedores.


Depois abra o Painel de Controle clássico, clique em Programas e depois em Ativar ou desativar recursos do Windows. Selecione Subsistema do Windows para Linux (Beta) e confirme:
w10-au-nov-13


Para instalar o Bash, abra o prompt de comando, digite bash e pressione Enter:

w10-au-nov-09w10-au-nov-10w10-au-nov-11w10-au-nov-12



Link original: http://www.baboo.com.br/windows/windows-10/10-novidades-no-windows-10-anniversary-update/

Nenhum comentário:

Postar um comentário