terça-feira, 5 de julho de 2016

[Sobre o Windows 10] Usar várias placas de vídeo se tornará mais fácil no Windows 10 graças ao Directx 12


A Microsoft vem buscando meios de tornar o Windows mais atrativo para gamers, algo que passa pelo suporte a hardware mais potente e também a novos meios de utilizar este hardware. De uns tempos pra cá, a companhia começou a implementar junto ao DirectX 12 alguns métodos que poderiam ser usados por desenvolvedores para compatibilizar seus jogos com a execução por múltiplas GPUs, algo muito comum em computadores voltados para jogos e que deve acontecer com cada vez mais frequência também no mundo dos consoles.

Infelizmente, usuários que contam com placas de modelos ou fabricantes distintas não podem usufruir deste tipo de otimização, já que a implementação ainda é bastante complexa, fazendo com que os desenvolvedores não se interessem em utilizá-la. Buscando melhorar isto foi criado o Explicit Multi Adaptor (EMA), que possibilita ao DirectX 12 organizar os elementos de tal forma que as placas possam enfim trabalhar de maneira conjunta, porém por ser uma ferramenta de baixo nível novamente tivemos uma certa resistência por parte dos desenvolvedores, já que caso implementada de maneira incorreta a ferramenta degradaria o desempenho ao invés de otimizá-lo.

Levando tudo isto em consideração, a Microsoft desenvolveu um novo método que busca diminuir o trabalho necessário por parte dos desenvolvedores, criando uma nova camada de abstração para que programas e jogos possam ser executados em GPUs diferentes sem qualquer tipo de problema. Infelizmente, por se tratar de um "suporte básico a multi-GPU" ainda será preciso adaptar os códigos de acordo com as propriedades do EMA para tirar total proveito da nova funcionalidade, o que significa que ainda precisaremos esperar algum tempo para vermos se o engajamento será tão grande quanto o desejado.

DirectX 12 busca elevar o suporte e desempenho do Windows 10 em jogos

Não sabemos se o novo método da Microsoft será realmente capaz de fazer com que os desenvolvedores comecem a adaptar seus jogos e programas para o uso com GPUs de fabricantes e modelos distintos, porém caso isto aconteça da forma como a companhia deseja teremos algo benéfico tanto para quem trabalha criando conteúdo quanto para quem o utiliza. Isto é dito pois o trabalho necessário para compatibilizar seu jogo com um número muito maior de placas será mínimo, enquanto os usuários poderão gastar menos para obter um desempenho topo de linha, bastando comprar duas GPUs de menor poder e utilizá-las simultaneamente.
 
Segundo a empresa, é esperado que a versão final de sua nova camada de abstração seja disponibilizada ao público em breve, porém não há qualquer confirmação de que os drivers necessários serão implementados junto ao DirectX 12 já na Atualização de Aniversário que chegará ao Windows 10 no próximo dia 2 de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário