terça-feira, 26 de julho de 2016

[Sobre o Windows 10] Novo Update de Aniversário do Windows não permite desabilitar Cortana

Com lançamento marcado para 2/8, atualização sumiu com a "chave" para desligar a assistente digital pessoal do sistema da Microsoft.

A Microsoft tomou uma decisão, digamos, interessante com o Update de Aniversário do Windows 10, que será liberado para o público geral no próximo dia 2 de agosto.
A assistente digital pessoal do sistema Cortana, que substitui a função de busca no Windows 10, não possui mais uma opção para ser desligada.

Assim como a Microsoft já tinha bloqueado compatibilidade do Google com a Cortana, a companhia agora está cortando a opção de busca padrão. Isso na verdade faz sentido. A não ser que você desabilitasse todos os vários pedaços conectado à nuvem do Windows 10, não há muita diferença entre a Cortana e as habilidades da busca básica do sistema.

Na verdade, a maior diferença funcional é que o Cortana é muito mais útil do que a busca padrão graças aos comandos de voz e lembretes da assistente digital, a habilidade de enviar mensagens, e por aí vai.

Dito isso, a iniciativa da Microsoft provavelmente tem mais a ver com uma tentativa de empurrar a Cortana para os usuários do que com as diferenças práticas entre a assistente e a busca.

Vale notar que se recusar a fazer o download do Update de Aniversário não é uma opção. Você pode adiá-lo, mas como as atualizações do Windows 10 são obrigatórias para os usuários residenciais, vai receber o update eventualmente.

Link original: http://idgnow.com.br/ti-pessoal/2016/07/26/novo-update-de-aniversario-do-windows-nao-permite-desabilitar-cortana/

Um comentário:

  1. Pode até ser compreensível, mas não justificável. Tanto você como eu sabemos que, apesar destes movimentos terem respaldo no atual EULA, isto tira a autonomia de escolha do usuário. Pode ser lindo na teoria, mas na prática acabaremos revelando mais informações privadas do que gostaríamos. O usuário comum pouco vai se importar, já que é algo natural, proporcionado pela Globalização, mas quem se importa terá que fuçar por métodos, digamos, mais obscuros, se quiser utilizar o Windows 10 Redstone. Enfim, atitudes mercenárias como esta me deixam p*** da vida.

    ResponderExcluir