sexta-feira, 1 de julho de 2016

[Sobre o Windows 10] Nova tela de erro do Windows abre porta para cibercriminosos

Quando o Windows dá mensagem de erro e aparece a tela azul, sabemos que estamos em problemas. Com o Windows 10, a tela exibe um código QR com um link para uma página de suporte da empresa. A ideia é boa, mas os especialistas da G Data dizem que esta pode ser uma porta de entrada para cibercriminosos.

Os usuários de computador conhecem há muito tempo a famosa tela azul de erro do Windows, conhecida como a “tela da morte” ou pela sigla BSOD, do inglês Blue Screen of Death. A Microsoft criou uma nova tela de mensagem de erro, incluindo um código QR com link para uma página de suporte da empresa, o que representa uma inovação e facilita a identificação e correção do problema do sistema operacional. No entanto, este recurso pode ser explorado pelos criminosos cibernéticos, segundo alerta os especialistas da G Data, fornecedora de soluções antivírus.

Nova tela azul do Windows pode ser usada pelos criminosos cibernéticos

De acordo com os especialistas, os criminosos cibernéticos podem simular remotamente um erro do Windows e mostrar uma outra tela azul, falsa, com uma imagem semelhante à original, mas com um código QR que pode levar o usuário para uma outra página infectada com malware. Trata-se de um cenário hipotético, mas altamente possível de acontecer, segundo a G Data.

Não há registro de ocorrências com este tipo de ataque, mas os especialistas da G Data afirmam que seria fácil lançar um ataque de phishing simulando alguns dos serviços da Microsoft para solicitar os dados pessoais dos usuários domésticos e corporativos.

A G Data, representada no Brasil pela FirstSecurity,  recomenda a tratar os códigos QR com suspeita e a verificar se o destino do link é, de fato, para o serviço da Microsoft, antes de abrí-lo.

Mais informações sobre as soluções de segurança G Data no Brasil: http://www.firstsecurity.com.br

Para informações sobre as soluções G Data em Portugal visite https://www.gdata.pt/

Link original: http://www.techenet.com/2016/07/nova-tela-de-erro-do-windows-abre-porta-para-cibercriminosos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário