segunda-feira, 25 de abril de 2016

[Sobre o Windows 10] Equipe da Microsoft explica as vantagens do subsistema Linux no Windows 10


Quando a build 14251 do Windows 10 Redstone foi lançada há dois meses, um hacker percebeu que havia parte do código do kernel Linux escondido por baixo das várias camadas do Windows. Naquele momento não ficaram claras quais as pretensões da Microsoft ao usar parte do código do seu grande sistema rival. Alguns cogitavam que seria possível rodar aplicativos do Linux no sistema da Microsoft, mas nada chegou a ser confirmado oficialmente. Agora, a empresa deu uma luz sobre o que esta integração poderá favorecer os desenvolvedores.

Os executáveis do sistema Linux podem rodar diretamente no Windows por meio de um tradutor, que oferece aos binários as chamadas tradicionais oferecidas no código do pinguim, e as traduz para uma chamada equivalente no Windows. Assim, uma chamada realizada no Windows poderá substituir o serviço oferecido pela chamada do Linux, sendo esta camada de código encontrada responsável por traduzir e prover o código correspondente ao serviço em si.

"WSL executa binários não modificados do Linux ELF64 por virtualizar uma interface de kernel do sistema em cima do kernel do Windows NT. Uma das interfaces de kernel que ele expõe são chamadas de ‘syscalls'. Estas têm o serviço prestado pelo kernel que pode ser chamado a partir do modo de usuário. Tanto o kernel do Linux quanto do Windows NT pode expor várias centenas de syscalls para o modo de usuário, mas eles têm diferentes semânticas e geralmente não são diretamente compatíveis. Por exemplo, o kernel Linux inclui comandos como fork, open, e kill, enquanto o kernel do Windows NT seriam similares aos NTCreateProcess, NtOpenFile e NtTerminateProcess.” – explica Jack Hammons, um dos envolvidos no desenvolvimento do Windows.
Embora reproduza os serviços oferecidos pelo kernel Linux aos programas em modo usuário, a camada de tradução não usa código do kernel: quando necessário fazer mais do que simples tradução, ela é uma reimplementação independente. Como já imaginado, esse novo subsistema Linux é um descendente direto do subsistema POSIX, da época do Windows NT – embora sem algumas de suas limitações.
"O subsistema Windows para Linux inclui drivers de modo kernel (lxss.sys e lxcore.sys) que são responsáveis ​​pelo tratamento dos pedidos de chamadas de sistema Linux em coordenação com o kernel do Windows NT. Os drivers não contêm o código do kernel do Linux, mas são sim uma implementação “limpa” de interfaces do kernel Linux compatíveis. No Linux nativo, quando um syscall é feita de um modo de usuário executável ele é tratado pelo kernel do Linux. Em WSL, quando um syscall é feita a partir do mesmo executável do kernel do Windows NT, este encaminha o pedido para lxcore.sys. Sempre que possível, lxcore.sys traduz o syscall Linux para a chamada de Windows NT equivalente que por sua vez faz o trabalho pesado.” – completa a equipe da Microsoft.
Para mais detalhes, confira a documentação completa direto do blog para desenvolvedores do Windows 10.

Link original: http://www.tudocelular.com/windows/noticias/n70642/microsoft-explica-beneficios-do-linux-no-win-10.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário